A tecnologia vem provocando mudanças significativas nos museus contemporâneos, abrindo inúmeras e impressionantes possibilidades de comunicação e interatividade com o público.
Instalações de realidade virtual, por exemplo, permitem que os visitantes se surpreendam com experiências de imersão de grande impacto visual, que despertam os sentidos e aguçam a percepção, abrindo caminho para novas análises, leituras, interpretações por públicos de diferentes idades e horizontes.
A instalação VIDA DOS DINOSSAUROS faz o visitante recuar no tempo, colocando-o em contato – quase físico, pelo efeito visual e sensorial criado pela virtualidade – com a paisagem e os impressionantes animais das eras mais remotas da Terra.
A instalação prolonga o conteúdo da exposição “Iconologia: a vida passou por aqui”, que apresenta pegadas de dinossauros do acervo científico de Paleontologia do Museu Câmara Cascudo. Dessa forma, o museu se transforma em espaço de articulação entre conteúdos físicos e virtuais, que permitem aos visitantes se aproximar do passado mais distante de maneira mais completa e diversificada.
A ação é fruto de uma parceria do Museu Câmara Cascudo com o Instituto Metrópole Digital, envolvendo professores, pesquisadores e estudantes da UFRN. Impõe-se portanto, como modelo de integração de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estimula a produção de conhecimento técnico e científico, mas para aproximar a academia da sociedade.
Concepção e realização: Alyson Souza e Carlos Eduardo Sarmento.
Produção: Instituto Metrópole Digital e Museu Câmara Cascudo.
Descubra mais