Somos parte da natureza e dela dependemos, mas nem sempre temos práticas que valorizam esse bem indispensável para a nossa vida, certo? Por isso, em junho, mês do meio ambiente, várias ações chamam à atenção para práticas sustentáveis e de conscientização ambiental. O Museu Câmara Cascudo não poderia ficar de fora. Entre 17 e 22 de junho, acontece a Semana do Meio Ambiente do MCC com atividades diversas para todos os públicos no Parque do Museu.
A feira Ecoarte, ação da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da UFRN, desembarca mais uma vez no Parque do Museu e abre a programação da Semana do Meio Ambiente. Os visitantes podem conhecer e adquirir diversos ecoprodutos da economia solidária, além de participar de oficinas e visitas e apresentações. No sábado, a programação começa às 9h e segue até as 16h. Na semana que vem, as atividades acontecem na quarta (21) e quinta-feira (22).
Além da feira de ecoprodutos, os visitantes podem participar de oficinas de arte e artesanato, como pintura em pedras, customização de roupas, fuxico, crochê, entre outras. Quem quiser colocar a sustentabilidade em prática, a partir das 10h, pode participar da Oficina de Agricultura Urbana, que promove a produção de alimentos em plena cidade. Às 11h, a professora Magnólia Araújo conversa e apresenta o Jardim Sensorial do Museu e fala sobre a importância desses espaços coletivos para a sustentabilidade, a educação, a saúde e o bem-estar.
No sábado, também é possível conhecer e visitar o orquidário do Museu, que conta com 50 orquídeas de espécies nativas e exóticas, incluindo a Cattleya granulosa, a flor símbolo do Rio Grande do Norte. Os visitantes também podem levar o Museu para plantar em casa, com mais uma ação de distribuição de mudas de espécies nativas e ervas medicinais produzidas no viveiro localizado dentro do próprio Parque.
A programação da Semana de Meio Ambiente do MCC continua na quarta e quinta-feira com a distribuição de mudas, oficina de agricultura urbana, além da visita ao orquidário. Na quarta-feira, será oferecida ainda uma oficina de compostagem, com a professora Iracema Miranda da Silveira. Na quinta, a professora Ana Cláudia Ventura, ministra a oficina de pintura acrílica fluida. Nessas datas, o Parque do Museu abriga ainda a mostra Que bicho é esse? com exposições dos projetos Cetáceos da Costa Branca, Lontra Viva, Serpentes do Bem e Tufos Brancos.
As inscrições de atividades e oficinas serão feitas no local, sem necessidade de agendamento prévio. Os visitantes podem, ainda, ver ou rever as exposições em cartaz no Pavilhão Expositivo do MCC, incluindo a nova edição da exposição Aves e Evolução, além dos últimos dias da instalação Instrumento de Proteção.
Confira a programação completa
17/06 (Sábado)
Ecoarte
Mostra e feirinha de ecoprodutos e economia solidária, iniciativa do Programa de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da UFRN.
Horário: 9h às 16h
Ecoarte
Oficinas de pintura em pedra, customização de roupas, fuxico, crochê, entre outras.
Inscrições gratuitas no local
Horário: 9h às 16h
Plante o museu
Doação de mudas de plantas medicinais e nativas.
Horário: 9h às 16h
Orquidário do museu
Visitação ao orquidário do museu, que conta com mais de 50 orquídeas, entre espécies nativas do RN e exóticas.
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h
Oficina de Agricultura Urbana
Atividade prática na área de agricultura urbana do Parque do Museu, com finalidade de educação ambiental.
Horário: 10
Local: Horta do Parque do Museu
Jardim Sensorial
Apresentação do jardim sensorial pela professora Magnólia Araújo, com roda de conversa sobre jardins coletivos, sustentabilidade, educação, saúde e bem-estar.
Horário: 11h
Local: Jardim Sensorial
21 de junho (Quarta-feira)
Plante o museu
Doação de mudas de plantas medicinais e nativas.
Horário: 9h às 16h
Local: Parque do Museu
Que bicho é esse?
Mostra educativa sobre a fauna potiguar, sobre diferentes tipos de animais, com a participação dos projetos Tufos Brancos, Lontra Viva e Cetáceos da Costa Branca.
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h
Local: Parque do Museu
Oficina de Agricultura Urbana
Atividade prática na área de agricultura urbana do Parque do Museu, com finalidade de educação ambiental. Aprenda a fazer a semeadura de plantas e a cultivar hortaliças.
Horário: 15h
Local: Horta do Parque do Museu
Oficina de Compostagem
Prática de educação ambiental, que busca reduzir resíduos sólidos pelo processo de compostagem. Doação aos visitantes de composto orgânico produzido no museu.
Com Iracema Miranda da Silveira.
Horário: 9h
Local: Viveiro do Parque do Museu
Orquidário do museu
Visitação ao orquidário do museu, que conta com mais de 50 orquídeas, entre espécies nativas do RN e exóticas.
Horário: 14h às 16h.
22 de junho (Quinta-feira)
Plante o museu
Doação de mudas de plantas medicinais e nativas.
Horário: 9h às 16h
Local: Parque do Museu
Que bicho é esse?
Mostra educativa sobre a fauna potiguar, sobre diferentes tipos de animais, com a participação dos projetos Serpentes do bem, Lontra Viva, Cetáceos da Costa Branca.
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h
Local: Parque do Museu
Oficina de pintura acrílica fluida
Uma introdução à pintura com tinta acrílica fluida, também conhecida como pouring, com a professora Ana Cláudia Ventura. Inscritos deverão trazer avental, máscara, luva e uma tela pequena. Atividade com 05 vagas, preenchidas por ordem de chegada.
Horário: 14h
Local: Sala do Setor de Estudos Ambientais
Produção Cultural: Étore Medeiros
Design: Rayane Araújo e Renata Lídia
Comunicação: Iano Flávio Maia, Rebeca Oliveira e Richardson Souza
Programação: Setor de Estudos Ambientais do Museu Câmara Cascudo
Descubra mais