Desde 2016, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), associação não governamental que congrega inúmeras instituições e profissionais de museus de todo o mundo, vem trabalhando na construção de uma nova definição de museus.

O objetivo é atualizar a definição para “fazer frente aos novos desafios do mundo contemporâneo”. De fato, cada vez mais e de diferentes formas, os museus têm explorado novos conceitos, objetivos e metodologias, abrigando e promovendo práticas que afetam – concretamente e simbolicamente – territórios e sociedades.

Incluir esse cenário em uma nova definição corresponde, portanto, a confirmar o papel dinâmico dos museus, legitimando-os como espaços de transformação e mudanças, não só de preservação e conservação.

O webinário tratará do assunto, focando-se nos museus universitários. Que aportes eles podem dar à nova definição de museus, diante dos “desafios do mundo contemporâneo”? Como uma nova definição pode afetar o futuro dos museus universitários?

Questões como essas, entre outras, darão o tom de uma conversa informal entre Marta Lourenço (Comitê de Museus e Coleções Universitárias do ICOM), Cristina Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP) e Everardo Ramos (Museu Câmara Cascudo da UFRN), com mediação de Renata Motta (Presidente do ICOM Brasil).

Participe do webinário pelos links:

youtube.com/c/MCCUFRN

Museu Câmara Cascudo/UFRN

youtube.com/MAEUSPoficial

ICOM Brasil

Para receber certificado, inscreva-se pelo site www.sigaa.ufrn.br (Extensão - Eventos).

Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube. Basta clicar no link abaixo, confirmar a inscrição e acionar o sininho para receber as notificações!

Ficha técnica

Debatedores: Marta Lourenço (UMAC/ICOM, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa), Cristina Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP) e Everardo Ramos (Museu Câmara Cascudo da UFRN).

Mediação: Renata Motta (Presidente do ICOM Brasil). Nota: por questões de saúde, Renatta Motta teve que ser subtituída por Marcelo Cunha (ICOM, Museu Afro-Brasileiro da UFBA).

Produção Cultural e transmissão: Étore Medeiros, Thays Bianos e Vitória Ventura.

Design: Vinícius Bezerra.

Comunicação: Iano Maia.