Um alerta importante no Dia da Caatinga, celebrado no dia 28 de abril: Yasmin Formiga ativa a performance Instrumento de Proteção, que denuncia a exploração do território sertanejo pela indústria das energias renováveis. 

Yasmin Formiga é arte-educadora e ativista ambiental do sertão paraibano. Radicada em Santa Luzia/PB, a artista busca descondicionar a ideia da existência humana separada da natureza e propõe, em seus trabalhos, a reflexão sobre nossas trocas com o ecossistema, usando matéria orgânica e resíduos descartados de forma inadequada para compor instalações que denunciam a falta de justiça, equilíbrio e transparência na exploração do território da Caatinga no processo de transição energética com a chegada de usinas eólicas e solares. 

A instalação ocupa uma área no pátio interno do Pavilhão Expositivo e usa elementos como terra, carvão e madeira. O público visitante vai participar de uma experiência sensorial e simbólica que busca invocar as representações das entidades espirituais sertanejas para a proteção da Caatinga. 

A instalação “Instrumento de Proteção” fica em cartaz até 10 de junho. Na sexta-feira, o museu tem horário estendido e fica aberto até às 20h.

Ficha técnica

Produção: Étore Medeiros e Anum Preta D'Fátima

Assistentes de produção: Gustavo Veiga, Marcos Soares de Lima

Comunicação e Design: Iano Flávio Maia, Rayane de Araújo, Rebeca Oliveira, Renata Rocha, Richardson Souza e Victor Machado

 

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!