Improcesso 5: Residência-dialógico-performática: cantar pra você

Lançada em 29 de abril, no Dia Internacional da Dança, "Improcesso 5: Residência-dialógico-performática: cantar pra você" abre convocatória gratuita com 20 vagas para artistas, pela primeira vez em formato remoto

por Patrícia Leal

A residência artística Improcesso em sua 5 edição promove o diálogo entre artistas em transversalidade de linguagens a partir da improvisação e suas possíveis dramaturgias. Este ano, pela primeira vez em formato remoto, devido à pandemia, realizará suas atividades por meio das mídias sociais, abrindo também o processo ao público em geral na abertura do evento com palestra-oficina com Guilherme Shultze - PB, na divulgação de composições musicais de um CD que será gravado durante o processo com artistas como Eduardo Taufic, Ramon Gabriel, Ezequias Lira, Anderson Pessoa, Eli Cavalcante, entre outros; realizará Jam Sessions abertas com convidados como André Rosa – RN, Juliana Melhado – SP, Paola Vasquez – BA, Denise Parra – CE, Renata Berti – SP, e ainda apresentará VideoDanças resultantes do processo da Residência.

A veiculação das atividades será por meio das mídias digitais da coordenadora @oficialpatricialeal (instagram e youtube), e também nas mídias digitais, página e canal do youtube do Museu Câmara Cascudo. O evento foi selecionado pelo edital de eventos integrados 2012 - UFRN, sendo apoiado pela PROEX, NAC, DEART, PPGArc, PPGMus, Escola de Música da UFRN e Museu Câmara Cascudo da UFRN.


IMPROCESSO é uma residência artística bienal com convocatória nacional,  coordenada por Patrícia Leal, que promove o estudo da linguagem da improvisação e suas possíveis dramaturgias através do exercício performático dialógico, a partir da metodologia “dança/arte pelos sentidos” (Leal, 2020) em compartilhamento com artistas, pesquisadores, educadores da área das artes; dança, performance, música, teatro, artes visuais, midiáticas, entre outros. O evento promove a interdisciplinaridade, interfaceando não apenas linguagens artísticas como a performance, a dança , a música, o teatro, mas também alunos da pós-graduação, da graduação, artistas, educadores, pesquisadores, profissionais das artes, em geral.


Nesta quinta  edição, "IMPROCESSO 5: diálogos dramatúrgicos em improvisação: residência dialógico performática: cantar pra você" oferecemos uma residência artística que possibilitará aos intérpretes-criadores o compartilhamento com convidados em Jam Sessions  sobre a performance e desenvolvimento de linguagem da improvisação. Este ano, em continuidade às comemorações de 10 anos do projeto Jam Session, integraremos as atividades da Jam às da residência artística, promovendo um diálogo mais abrangente entre os artistas participantes.


Outra inovação será a realização da residência, pela primeira vez, em formato remoto. Os residentes receberão estímulos sensoriais para o desenvolvimento de processo em improvisação em suas casas, o que envolverá canções resultantes da continuidade de pesquisa de Pós-doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN, já publicada em livro “Dança/Arte pelos sentidos: continuidades aromáticas, fluxo e consciência (2020). O resultado da residência será divulgado por meio de vídeos nas mídias digitais e também o desenvolvimento de um CD com as canções pesquisadas e vídeos de divulgação em parceria com instrumentistas da cidade e docentes da Escola de Música da UFRN. 


A convocatória do evento será aberta oficialmente na Jam Session do dia 29/04, que ocorrerá às 20h em formato de live no Instagram @oficialpatricialeal. Os interessado devem enviar um email para lealpatriciadanca@gmail.com com dois parágrafos justificando o interesse e apresentando breve biografia. Serão 20 vagas gratuitas. O evento será em formato remoto. A convocatória permanecerá aberta por 1 mês, de 29/04 a 29/05. 
Os resultados serão divulgados até dia 15 de junho.

Programação: 

Jam Sessions:
29/04, 24/06, 29/07, 26/08, 23/09, 25/11

Abertura de convocatória: 
29/04 com divulgação nas Jam Sessions  e nas mídias sociais (abertas por 1 mês, até 29/05)

Divulgação do resultado da convocatória:
Até 15 junho.

Residência artística:
21/06 – Palestra de abertura com Guilherme Shultze (Google Meet)
23/06 – Disparadores Sensoriais
24/06 – Jam Session com Juliana Melhado – Grupo Vão – SP
26/07 – Encontro síncrono Residência (Google Meet)
28/07 – Disparadores Sensoriais
29/07 – Jam Session com Paola Vasquez – BA/
             Lançamento de Vídeos das composições musicias

23/08 – Encontro Síncrono Residência (Google Meet)
25/08 – Disparadores Sensoriais
26/08 – Jam Session com Denise Parra – UFC – CE

15/09 – Prazo de entrega dos vídeos dos participantes da residência artística
23/09 – Jam Session – Renata Berti – SENAC – Araraquara - SP
             Lançamento parcial do vídeo da residência artística nas mídias digitais
25/11 – Jam Session com residente 
             Lançamento dos vídeos da gravação das composições musicais

As datas e convidados podem ter alterações durante o ano, de acordo com o andamento das gravações e devido às questões sanitárias vigentes, quando houver necessidade de encontros presenciais.

Links:
 

Facebook: https://www.facebook.com/Improcesso

Instagram: @oficialpatricialeal

Pequeno vídeo, de André Rosa, da edição anterior: https://www.facebook.com/patricia.leal.5688/videos/2425198020904754

Site do Museu Câmara Cascudo da UFRN: https://mcc.ufrn.br/

 

Vídeos das Jam Sessions

Lançamento da convocatória: Jam com André Rosa, em 29 de abril

 

Coordenadora: Patrícia Leal

Patrícia Leal é artista, cantora, poeta, bailarina. Realizou espetáculos como “Menina dos Olhos” (2018-2019), “Ponto Móvel” (FIC 2016-2015), “Errática” (Funarte – Klauss Vianna, 2013-2014), entre outros. É docente e pesquisadora na Licenciatura em Dança da UFRN, com Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN e Doutorado pelo Instituto de Artes da Unicamp. Autora dos livros: “Arte/dança pelos sentidos: continuidades aromáticas, fluxo e consciência (2020), editora Caule de Papiro (disponível aqui), “Em fluxo: poesia, prosa, teoria em dança na contemporaneidade” (2017), editora Caule de Papiro; “Amargo perfume: a dança pelos sentidos”, (2012) editora Annablume, “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban,  (2006) editora Fapesp e Annablume.

Ficha técnica

Coordenação: Patrícia Leal

Monitores: André Rosa e Tato Takai

Design: Ébeson Rolim

Foto: Raul Gama

 

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!