Quando o assunto é dinossauro, a maioria das pessoas lembra de bichos como o tiranossauro, o tricerátops e o velociraptor, animais típicos do hemisfério norte. Essas espécies são muito populares porque, além de terem sido, de fato, animais espetaculares, figuram em diversas produções da TV e cinema, sendo a mais famosa delas o filme Jurassic Park, de 1993.

No entanto, já passou da hora dos holofotes não ficarem apenas sobre esses “dinos popstars”, mas serem divididos também com seus primos menos conhecidos e famosos, que foram excluídos dos “castings” de filmes e desenhos animados. Afinal, a diversidade de dinossauros não se resume ao catálogo da Ingen ou de Hollywood!

Os dinossauros foram extremamente bem sucedidos, habitando e dominando a Terra por 150 milhões de anos. Durante esse longo período, ocuparam diversos tipos de ambientes e lugares, revelando-se verdadeiros peregrinos: encontramos seus vestígios da China à Austrália, do Egito à Inglaterra, mas também no Brasil, em diferentes regiões.

Conhecemos muito sobre esse “dinos brasileiros” graças às pesquisas paleontológicas, que resultaram na descoberta de inúmeros fósseis, hoje conservados em museus e instituições científicas de todo o país. No Rio Grande do Norte, os fósseis mais importantes fazem parte do acervo do Museu Câmara Cascudo da UFRN, onde são objeto constante de estudos e pesquisas, além de serem apresentados, como grande atração, em exposições que fascinam crianças, jovens e adultos.

O evento revelará um pouco desse acervo, que será apresentado, comentado e analisado pelos renomados especialistas Aline Ghilardi (UFRN) e Tito Aureliano (UNICAMP), idealizadores e protagonistas do “Colecionadores de Ossos”, um dos mais importantes canais de divulgação científica em Paleontologia, com mediação de Pedro Tolipan (UFRN) e Glaudson Albuquerque (UFRN).

 

Para receber certificado, inscreva-se em www.sigaa.ufrn.br (Extensão > Eventos).

 

Para participar da live, acesse:

youtube.com/c/MCCUFRN

facebook.com/mccufrn

 

Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube, clicando no link abaixo, confirmando a inscrição e acionando o sininho para receber as notificações!

https://www.youtube.com/channel/UCRocZ9Iy82s01VuG8-HLhfQ

 

 

Ficha técnica

Debatedores: Aline Ghilardi (UFRN) e Tito Aureliano (UNICAMP)

Mediação: Pedro Tolipan (UFRN) e Glaudson Albuquerque (UFRN)

Gravações do acervo: Rodrigo Martins, Hailton Alves.

Produção audiovisual: Everardo Ramos, Étore Medeiros, Vitória Ventura.

Edição de vídeo: Étore Medeiros, Erick Farias.

Transmissão: Étore Medeiros, Vitória Ventura.

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!