O teatro do João Redondo potiguar vai ocupar as redes sociais a partir das 16h deste sábado (20/03), nas páginas do MCC no Youtube e Facebook. Além de celebrar o Dia Mundial do Teatro de Bonecos – comemorado no domingo –, a proposta também busca revisitar a história e pensar sobre o futuro da manifestação, que é registrada como Patrimônio Imaterial desde 2015.
A iniciativa é do bonequeiro potiguar Julhin de Tia Lica, em parceria com o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Museu Câmara Cascudo (MCC). No sábado (20), o professor Everardo Ramos, diretor do MCC, recebe Julhin de Tia Lica, além do professor André Carrico (DEART-UFRN) e da educadora popular e bonequeira Catarina Medeiros, conhecida como Catarina Calungueira.
“A ideia é focar nos mestres antigos, na história, nos fundamentos. É mostrar ao público o que é o Teatro de Bonecos, o Teatro do João Redondo e a importância dele para a cultura popular”, conta Julhin.
Durante a live, os participantes assistirão, em primeira mão, a trechos do documentário “João Redondo: Passado, presente e futuro”, de Julhin de Tia Lica, com depoimentos de mestres bonequeiros do RN. O filme está em fase de finalização e recebeu apoio da Lei Aldir Blanc de emergência cultural.
Participe da live:
youtube.com/c/MCCUFRN
Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube. Basta clicar no link abaixo, confirmar a inscrição e acionar o sininho para receber as notificações!
http://www.youtube.com/channel/UCRocZ9Iy82s01VuG8-HLhfQ...
Convidado: Julhin de Tia Lica (bonequeiro e professor).
Debatedores: André Carrico (Departamento de Artes/UFRN), Catarina Calungueira (bonequeira e educadora popular) e Everardo Ramos (Museu Câmara Cascudo/UFRN).
Produção Cultural e transmissão: Étore Medeiros, Thays Bianos e Vitória Ventura.
Design: Vinícius Bezerra.
Comunicação: Iano Maia.
Descubra mais