O Museu Câmara Cascudo conserva o mais extenso e importante acervo arqueológico do estado, composto atualmente por mais de 150 mil bens representativos da atividade humana do passado, principalmente no atual território do Rio Grande do Norte.
O acervo começou a ser constituído na época do Instituto de Antropologia, com o material resultante das primeiras pesquisas arqueológicas de caráter científico realizadas no estado, e foi enriquecido ao longo do tempo, tanto por material encontrado em novas pesquisas, quanto por doações e, a partir do início do século XXI, pelo recebimento de bens oriundos de campanhas de salvaguarda em sítios impactados por grandes empreendimentos.
Nesse conjunto, merece destaque uma importante coleção de cerâmica pré-colonial, com várias peças ricamente decoradas, coletadas nos municípios de Vila Flor e Georgino Avelino pelo renomado pesquisador Nássaro Nasser. Da mesma forma, o museu se orgulha de ter a guarda da mais antiga canoa indígena já encontrada no Brasil, datada do período compreendido entre 1290-1385 d.C. e encontrada no fundo da lagoa de Extremoz em 1997.
Esses tesouros, que revelam muito sobre os habitantes de terras potiguares no passado mais distante, serão objeto de análises e comentários de Abrahão Sanderson Nunes, Chefe do Setor de Arqueologia do MCC/UFRN, e dos professores-pesquisadores do Departamento de Arqueologia da UFPI, Ângelo Corrêa e Flávio Calippo, especialista no assunto.
A conversa será precedida por um vídeo com imagens inéditas do acervo, gravadas por uma equipe de profissionais da TV-U/UFRN e exibidas ao público pela primeira vez, com produção e edição da equipe de Produção Cultural e Comunicação do MCC.
Para receber certificado, inscreva-se em www.sigaa.ufrn.br (Extensão > Eventos).
Para participar da live, acesse:
youtube.com/c/MCCUFRN
Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube, clicando no link abaixo, confirmando a inscrição e acionando o sininho para receber as notificações!
https://www.youtube.com/channel/UCRocZ9Iy82s01VuG8-HLhfQ
Debatedores: Abrahão Sanderson Nunes (MCC/UFRN), Ângelo Corrêa (UFPI), Flávio Calippo (UFPI).
Gravações do acervo: Rodrigo Martins (TV-U/UFRN), Hailton Alves (TV-U/UFRN).
Produção audiovisual: Everardo Ramos (MCC/UFRN), Étore Medeiros (MCC/UFRN), Vitória Ventura (MCC/UFRN).
Edição de vídeo: Erick Farias (MCC/UFRN).
Transmissão ao vivo: Étore Medeiros (MCC/UFRN), Vitória Ventura (MCC/UFRN).
Assessoria de Comunicação: Iano Flávio Maia (MCC/UFRN).
Design: Vinícius Bezerra (MCC/UFRN).
Redes Sociais: Nathália de Souza (MCC/UFRN), Jailson França (MCC/UFRN), Isabelle Dantas (MCC/UFRN).
Descubra mais