Há 61 anos, em 22 de novembro, poucos acreditaram que seria possível criar um centro de pesquisas em Natal. Hoje, o Museu Câmara Cascudo (MCC) reúne uma valiosa coleção, resultado de pesquisas e intercâmbios em áreas como a Arqueologia, a Etnologia e a Paleontologia. Para celebrar a trajetória da instituição, o MCC propõe uma série de atividades pela internet para todos os públicos. Serão oficinas, debates e uma apresentação musical distribuídos entre os dias 22 e 27 de novembro. 

Confira a programação completa:

Decolonialidade em museus: novas práticas e discursos

No primeiro dia, às 19h30, os convidados Reginaldo Kanindé (Museu Indigena Kanindé), de Marília Xavier (Museu de Arqueologia e Etnologia - USP) e Juliana Siqueira (Secretaria de Cultura de Campinas - SP) discutem a decolonialidade e as novas perspectivas em museus. A medicação fica por conta de Everardo Ramos(MCC/UFRN).


Eles estiveram aqui: no rastro dos dinossauros do RN

No dia 23, a partir das 10h, grandes mestres da Paleontologia apresentam detalhes da descoberta das primeiras pegadas de dinossauros no Rio Grande do Norte. A live "Eles estiveram aqui: no rastro dos dinossauros do RN" tem a participação do professor Giuseppe Leonardi (Instituto Cavanis, Itália), da professora Maria de Fátima dos Santos (MCC-UFRN), do professor Fernando Barbosa (UERJ) e de Claude Aguilar (MCC-UFRN), com mediação de Kleberson Porpino (UERN).


Improcesso 5: Continua...

Já no dia 25, às 20h, o show fica por conta de Patrícia Leal que traz a estreia do seu mais novo trabalho. São composições inéditas seguidas de uma live com os músicos que participaram do projeto, como Eduardo Taufic, Ezequias Lira e Fábio Presgrave, entre outros. 


Quando a arte dá vida à ciência

No dia 26, a partir das 19h, um bate papo com ilustradores, quadrinistas e divulgadores de ciência para apresentar como a arte contribui para divulgar e explicar o conhecimento científico.

Oficina de Ilustração para crianças e adolescentes

E para fechar com chave de ouro, o encerramento fica por conta do ilustrador Felipe A. Elias, do Paleozoo Brasil, que traz uma oficina de desenho para crianças e adolescentes, com mediação de Cristiana Moreira, a partir das 16h. A ideia é explicar como montar o quebra cabeça dos fósseis na hora de recriar as ilustrações da vida de milhares de anos atrás. Vale salientar que toda a família pode participar!


Para participar é simples: acompanhe o canal do Museu Câmara Cascudo no YouTube e siga as redes sociais do MCC no Instagram e no Facebook.


Para não esquecer

Quando

22 a 27/11

Onde

YouTube: https://youtube.com/c/MCCUFRN

Instagram: https://instagram.com/mccufrn

Facebook: https://www.facebook.com/mccufrn/

Ficha técnica

Produção: Étore Medeiros, Iano Flávio Maia e Thays Bianos

Transmissão: Étore Medeiros e Iano Flávio Maia

Design: Vinícius Bezerra (MCC/UFRN)

Comunicação: Iano Flávio Maia, Isabele Dantas, Jailson Santos, Nathália de Souza e Richardson Nunes

Espetáculo Continua…: Patrícia Leal, Ezequias Lira, Eduardo Taufic, Ramon Gabriel, Fábio Presgrave,  Anderson Pessoa e Raul Gama

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!