Os Biomas do Brasil oferecem uma diversidade incrível de vida, mas também abrigam saberes e conhecimentos que atravessam gerações. É com esse tema que a 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia busca valorizar as tecnologias sociais que unem os saberes tradicionais ao conhecimento produzido pela ciência. Nos dia 18 e 19 de outubro, o Museu Câmara Cascudo participa do maior evento de divulgação científica do país e conta com uma programação valiosa, principalmente para as crianças. As ações incluem atividades lúdicas, visitas mediadas e oficinas para estimular um olhar científico sobre nosso planeta e despertar a necessidade urgente de preservar nossos biomas.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO

Mediação

Planetário Barca dos Céus da UFRN

O Planetário Barca dos Céus da UFRN volta ao MCC com uma nova mediação: “Por onde anda a lua?”. À procura da Lua pelo céu, o público vai se familiarizar com diferentes tipos de astros e objetos celestes e entender como o céu inspirou e inspira a imaginação de diferentes povos na contação de suas histórias e vice-versa - ou seja, como essas histórias inspiram e inspiraram a leitura do céu. No MCC, a equipe do planetário vai trabalhar particularmente com o céu ocidental, apresentando o comportamento da Lua ao longo dos dias, assim como os tamanhos e as distâncias entre os astros Terra, Lua, Sol e demais estrelas.

Público Alvo: Crianças de 5 a 8 anos, aberta também a pessoas de outras faixas etárias.

Local: Pavilhão Expositivo.

Horários:

Para as mediações na cúpula do Planetário:

Sexta-feira: sessões às 14h, 15h e 16h.

Sábado: sessões às 9h, 10h, 11h, e às 14h30, 15h30 e 16h30.

Para as mediações fora da cúpula:

Sexta-feira: das 14h às 17h

Sábado: das 9h às 12h e das 14h30 às 17h

Inscrições

Para as mediações na cúpula, as inscrições serão feitas no dia, com a equipe do Planetário Barca dos Céus.Para as atividades fora da cúpula, a visitação será em fluxo contínuo, sem necessidade de inscrição.


Oficina

Arqueologia no Parque

No sítio-escola “ConvivArq: viva a Arqueologia, no Parque do Museu Câmara Cascudo”, recém-inaugurado, durante a 18ª Primavera dos Museus, os visitantes podem vivenciar a Arqueologia e conhecer um pouco da atuação dos arqueólogos e arqueólogas a partir de um diálogo mediado, em um ambiente que simula diferentes tipos de sítios arqueológicos.

Local: Sítio-escola de Arqueologia, no Parque do Museu.

Dias: Sexta-feira e sábado.

Horário: Sexta-feira: sessões às 14h30 e às 15h30; Sábado: Sessões às 10h, 14h30 e 15h30

Inscrições: No próprio sítio-escola, 30 minutos antes do início das sessões. Vagas limitadas.


Oficina

“De qual bioma?” Uma investigação botânica e ecológica sobre as árvores do Parque do Museu

O Museu Câmara Cascudo possui uma verdadeira exposição viva sobre os biomas do Rio Grande do Norte: as árvores do Parque do Museu! São x espécies que, em conjunto, os representam. Em consonância com o tema da 21a. SNCT, "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", a atividade apresentará os biomas potiguares e, nessa jornada de conhecimentos pela Caatinga e Mata Atlântica, promoverá uma investigação botânica e ecológica sobre as árvores do parque para responder à questão: "De Qual Bioma?". Oficina com Glauco Freire de Albuquerque, do Laboratório de Botânica Sistemática (DBEZ/UFRN), em parceria com o Setor de Ação Educativa e Cultural do MCC.

Dias: Sexta-feira e sábado.

Horário: Sessões às 9h e 15h.

Público-alvo: Crianças de 7 a 11 anos de idade

Local: Sala de Aula e Parque do Museu


Oficina

Flicts nas cores do parque

Flicts é uma cor de tom terroso, que não consegue encontrar seu lugar no arco-íris por ser diferente. A oficina aborda questões relacionadas à auto aceitação, respeito às diferenças e valorização do outro por meio da arte. A atividade se inicia com uma contação de história e é finalizada com uma oficina de pintura com tintas naturais.

Horário: 10h

Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos de idade

Local: Biblioteca e Parque do Museu

 

SÁBADO, 19 DE OUTUBRO

Mediação

Vida e Energia: ciências no parque

A atividade conta com diversos experimentos interativos que têm por tema central a energia e as suas transformações. Os experimentos envolvem temas sobre a luz e outros tipos de energia, e são mediados por práticas que envolvem experimentos clássicos e atuais. Atividade em parceria com o Clube de Ciência do IFRN.

Horário: Das 8h30 às 16h30

Público-alvo: Crianças e adultos

Local: Sala Expositiva do Parque das Ciências (antiga “Sala de Física”).

Inscrições: Visitação em fluxo contínuo, sem necessidade de inscrição prévia.


Oficina

Conhecendo bichinhos de jardim

Além de encantarem os olhos, os jardins são verdadeiros "miniecossistemas", com muita vida além das plantas! Nesta oficina, vamos aprender a identificar os insetos que tipicamente habitam os jardins e, de forma lúdica, vamos montar modelos coloridos e divertidos destes bichinhos usando folhas, galhos e muita criatividade!

Horário: 9h30 às 10h30

Público-alvo: Crianças de até 10 anos

Local: Jardim Sensorial do Parque do Museu

Inscrições: Por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia, limitadas a XX vagas


Oficina

“Cuidado! Há impostores entre nós" - Aprendendo a identificar notícias falsas

Descrição: Você consegue identificar quem está mentindo? Junte-se a nós no jogo interativo "Cuidado! Há impostores entre nós" e aprenda, de forma divertida, a reconhecer fake news na internet, TV e redes sociais. Desenvolva suas habilidades para navegar com mais segurança no mundo digital! Oficina com o professor Thiago Severo (LabPOP/UFRN).

Horário: Sessões às 9h30 e 10h45

Público-alvo: Crianças de 10 a 12 anos

Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu


Apresentação

Auto do Boi Aurora

Catarina Calungueira está de volta ao MCC! A brincante seridoense de teatro de João Redondo vem novamente do Seridó, diretamente de Ipueira (RN), para fechar a programação com a apresentação “Auto do Boi Aurora”. Por meio dos bonecos de mamulengo, das artes visuais e da poesia, a peça faz referência ao Boi de Reis, tradição potiguar, contando histórias sobre o sertão do Seridó e sobre os bichos da Caatinga, estimulando a consciência ecológica na criançada!

Horário: 16h

Público-alvo: Crianças e amantes da arte e cultura popular de todas as idades

Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu

Ficha técnica

Produção Cultural: Étore Medeiros (coordenador-geral), Anun Preta D'Fátima.

Comunicação: Iano Flávio Maia, Renata Lídia, Gabrielle de França, Victor Machado.

Setor de Ação Educativa e Cultural: Cristiana Moreira, Ana Clara Fonseca de Paiva, Bianca Araújo dos Santos, Cleverson Aguiar, Djair Jesus de Araújo, Gabriel Amorim Dias de Oliveira, Iago Felipe de Souza, João Paulo Lopes Silva, João Victor Dionísio da Silva, Júlio César Oliveira de Souza, Maria Emanuelly Gomes de Melo, Maria Emilly Santos do Vale, Matheus Pinheiro dos Santos da Rocha, Priscila Juliane de Oliveira Teodósio.

Setor de Arqueologia: Prof. Abrahão Sanderson.

Setor de Documentação de Memória: Cirlene Oliveira.

Setor de Estudos Ambientais: Prof. Diógenes Félix Costa, Profª Ana Cláudia Ventura, Izabel Jaguaiara, Phiética Rodrigues, Sebastiana Silaneide da Silva.

Setor de Museologia: Gildo dos Santos Júnior, Karícia Juliana Martins.

Parque das Ciências: Profª Magnólia Araújo, Aline Gadelha, Pedro Lucas Soares Costa, Yasmim Janine da Silva Torres, José Ronyele da Silva Lima, ⁠Iolanda Kathley Bezerra Basilio, Gabriele Sales Rodrigues, ⁠Flora Iaçonara Bezerra Olímpio.

Secretaria Administrativa: Gustavo Prudencio Veiga, Jeniffer Lopes Batista, Maria do Socorro de Albuquerque, Ricardo Fernandes.

Equipe de apoio: Ana Cleide Lira da Silva, Heloiza Carla Oliveira de Lima, Marcos Soares de Lima, Jonas Gadelha Teixeira.

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!