Você já parou para pensar no poder que os museus têm de revelar os segredos do mundo contemporâneo? Mais que guardar o passado, essas instituições podem ajudar a pensar o futuro.  A programação da 20ª Semana Nacional de Museus é um convite a descobrir o poder dessas instituições para reconhecer e transformar a realidade. O Museu Câmara Cascudo se junta a outras 876 instituições, em 379 cidades, de 26 estados, para mobilizar seus públicos em uma programação que combina atividades presenciais, novos roteiros de visitação, programação infantil, atividades culturais e de saúde, além da já tradicional presença nas redes com o MCC Virtual.

Museus transformam vidas. Venha transformar-se com a gente.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (16) a Quarta-feira (18)

Minicurso

"De-colonizar o poder: interculturalizando as práticas, poéticas e políticas públicas de memória e preservação cultural".

Minicurso com Juliana Maria de Siqueira, da secretaria de Cultura de Campinas (SP), doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal).

Data: 16 a 18 de maio de 2022, segunda a quarta-feira

Hora: 14h às 17h30

Local: evento presencial, no Museu Câmara Cascudo

Inscrições encerradas

Terça-feira (17) a Sábado (21)

Visita mediada

Revelando os segredos da natureza: mediação especial vai mostrar o poder dos museus em construir o conhecimento e expandir a visão do mundo natural.

Horário: 15h, com agendamento

Local: no Museu Câmara Cascudo

Agende sua visita aqui

Vagas limitadas

A visitação às exposições do Museu estão liberadas ao longo de toda a semana, sem agendamento prévio.

Ação educativa

Plante o museu: Distribuição de mudas de plantas nativas, ervas medicinais, PANCs e hortaliças.

Terça-feira (17)

Roda de conversa

Plante o museu: Roda de conversa sobre funções sociais das plantas e a importância do reuso de materiais

Práticas de Saúde

Saúde no Parque I: A equipe do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lapics/UFRN) vai oferecer ao público sessões de massagem, reiki, auriculoterapia, yoga e acupressão.

Quarta-feira (18)

Apresentação infantil

Teatro de João Redondo: O multiartista e bonequeiro Julhin de Tia Lica faz apresentação desta tradicional arte potiguar, patrimônio cultural brasileiro, em evento voltado ao público infantil, com a peça “Franciscândia: a força da mulher nordestina”.

Quinta-feira (19)

Práticas de Saúde

Saúde no Parque II: A equipe da Escola de Saúde da UFRN oferece ao público atendimentos com acupressão, técnica de massagem proveniente da medicina tradicional chinesa.

Mesa Redonda

Comunicar para proteger: acervos e divulgação científica: como os museus atuam na popularização de descobertas científicas e contribuem para a valorização de acervos e defesa de diferentes tipos de patrimônio. Com Ana Delicado (Universidade de Lisboa) e Martha Marandino (USP), e mediação de Everardo Ramos (MCC/UFRN) e Pedro Tolipan (MCC/UFRN e MN/UFRJ).

Evento com certificado - Inscrições abertas

Local: Transmissão ao vivo no Canal do Youtube do MCC

Sexta-feira (20)

Lançamento

Museu para ouvir: O Museu Câmara Cascudo se lança, na Semana de Museus, em um novo formato de divulgação e contato com o público. É o primeiro episódio Museu para ouvir.

Disponível em diversas plataformas como Amazon Music, Deezer, Google Podcasts e Spotify

Ouça no Google Podcasts

Sábado (21)

Apresentação infantil

Teatro de João Redondo: Diretamente de Ipueira (RN), no Seridó, Catarina Calungueira renova a tradição criativa das mulheres potiguares no teatro de bonecos e traz ao MCC, em parceria com Ricardo Guti, o espetáculo "Brincadeiras de Boi".

Apresentação

Gaya Dança Contemporânea: A tradicional companhia da UFRN volta ao MCC, onde ensaiou em alguns momentos da pandemia, agora para apresentar ao público, presencialmente, cenas de seu repertório.

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo

Mediação

Planetário Barca dos Céus: Após sessões online na pandemia, o planetário da UFRN faz sua reestreia presencial com a mediação “Relações entre céu e mar”. A atividade será encerrada no Parque do Museu com a observação do céu a olho nu e com telescópio.

Local: Pavilhão Expositivo do Museu Câmara Cascudo e Parque do Museu

Vagas limitadas - Inscreva-se agora

Produção: Étore Medeiros, Iano Flávio Maia e Thays Bianos

Transmissão: Étore Medeiros e Iano Flávio Maia