A 19ª Primavera dos Museus está chegando com um convite desafiador de pensar o papel dos Museus para documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana. O que era um tema do futuro, agora faz parte da nossa rotina, redefine paisagens, culturas e nossos modos de vida. Os efeitos das mudanças climáticas pioram ainda mais a desigualdade entre as populações. No Brasil, 100% dos grandes empreendimentos e desastres naturais atingem territórios de populações marginalizadas, como populações negras, indígenas ou periféricas.
O Museu Câmara Cascudo é um espaço vivo e crítico para contar essas histórias e desafiar as narrativas que silenciam e invisibilizam a injustiça climática e deve atuar para sensibilizar, mobilizar e colaborar com a sociedade na construção de respostas aos desafios urgentes do presente e do futuro.
De 20 a 26 de setembro, o MCC traz uma programação especial para você.
Confira a programação da 19ª Primavera dos Museus 👇
O Museu Câmara Cascudo da UFRN abre a Primavera dos Museus acolhendo a programação da II Virada Cultural do Potengi. Promovida pela Comunidade Ambiental da UFRN, com o apoio de diversos parceiros, o evento ocorre durante toda a semana em vários pontos da cidade de Natal, e se encerra no sábado (20/09), no Parque do Museu, com programação variada, começando às 11h, com a "Feijoada pelo Clima". Às 14h, tem lugar a roda de conversa "Museus e Mudanças Climáticas: Cultura em Tempos de Crise Ambiental e Desafios no RN". Das 15h às 17h, a ONG Reaver traz uma série de atividades lúdicas e culturais para encerrar o dia. Programação detalhada nas redes sociais da Comunidade Ambiental da UFRN (@comunidade.ambiental).
Local: Parque do Museu
Data/Horário: 11h às 17h
Inscrições: Acesso livre, por ordem de chegada.
Ação de doação de mudas de espécies de plantas nativas e frutíferas, com o objetivo de sensibilização ambiental dos visitantes do Parque do Museu.
Local: Parque do Museu
Data/Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Público-alvo: Pessoas interessadas no cultivo de plantas.
A oficina pretende ministrar conhecimentos iniciais sobre a sedimentologia de areias que ocorrem em ambiente de dunas.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Segunda a quinta-feira, das 13h30 às 14h30
Público-alvo: Comunidade acadêmica da UFRN, estudantes e pesquisadores externos.
Inscrições: Por ordem de chegada, 10 vagas por turno.
A Oficina "Fotografia com uso de Drone" pretende oferecer conhecimentos básicos sobre uso de drone para fotografias ilustrativas de paisagens.
Local: Parque do Museu
Data/Horário: Segunda a quinta-feira, a partir das 14h
Público-alvo: Visitantes do parque do museu e comunidade acadêmica da UFRN.
Inscrições: Por ordem de chegada, 05 vagas por turno.
Ação de itinerância que apresenta fósseis da megafauna, grupo que desapareceu em grande parte devido a transformações climáticas ocorridas no passado. Ao evidenciar essas extinções, e suas conexões com mudanças ambientais, a iniciativa estimula reflexões sobre desafios contemporâneos, como a crise climática, reforça a importância da preservação do patrimônio natural e cultural, e incentiva comunidades escolares a desenvolverem estratégias pedagógicas voltadas ao ensino das ciências e à conscientização ambiental.
Local: Espaço Cultural Nestor Lima. Av. Prof. Clementino Câmara, 301 - Centro, Parnamirim/RN.
Data/Horário: De terça a quinta-feira, das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 21h.
Público-alvo: Pessoas com interesse em Paleontologia, além de estudantes e professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada.
Inscrições: No local, por ordem de chegada.
A visita mediada ao Projeto "Agricultura Urbana" pretende apresentar aspectos básicos sobre a produção sustentável e orgânica de alimentos em espaços urbanos.
Local: Espaço de Agricultura Urbana, no Parque do Museu
Data/Horário: Terça a quinta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 14h às 17h.
Público-alvo: Visitantes externos do museu e comunidade acadêmica da UFRN
Inscrições: No local, 10 vagas por turno.
Sala interativa com ênfase nas energias de fontes renováveis. A exposição discute modelos de energias de fontes supostamente sustentáveis e conta com experimentos interativos sobre estas fontes e sobre a luz, além de exibir modelos de instrumentos ligados à história da energia.
Local: Sala expositiva Energia e Vida, no Parque do Museu
Data/Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30.
Público-alvo: Pessoas de todas as idades.
Inscrições: Acesso livre, sem necessidade de inscrição.
A oficina apresentará a importância do microbioma dos solos para a sustentabilidade e para a vida na Terra.
Local: Espaço de Convivência do Parque do Museu
Data/Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30.
Público-alvo: Crianças a partir de 10 anos de idade.
Inscrições: Acesso livre, sem necessidade de inscrição.
Além de encantarem os olhos, os jardins são verdadeiros mini ecossistemas, com muita vida além das plantas! Nesta oficina, vamos aprender a identificar os insetos que tipicamente habitam os jardins e, de forma lúdica, vamos montar modelos coloridos e divertidos destes bichinhos usando folhas, galhos e muita criatividade! Por meio de atividades artístico-artesanais, a atividade reforça a importância das funções dos insetos e colabora para a sua conservação.
Local: Jardim Sensorial, no Parque do Museu
Data/Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30.
Público-alvo: Crianças de 3 a 8 anos.
Inscrições: Acesso livre, sem necessidade de inscrição.
A Palestra "Mudanças Climáticas e Conservação da Natureza" pretende discutir os principais aspectos relacionados com os impactos das mudanças climáticas sobre a conservação da natureza.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Quarta-feira, 9h às 10h.
Público-alvo: Visitantes externos do museu e comunidade acadêmica da UFRN.
Inscrições: Por ordem de chegada.
A Oficina "Usos da Carnaúba" pretende discutir e apresentar os potenciais e históricos usos dessa espécie de palmeira nativa, considerando a importância desse aspecto para conservação da espécie.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Quarta-feira, 10h às 11h30.
Público-alvo: Visitantes externos do museu e comunidade acadêmica da UFRN.
Inscrições: Por ordem de chegada.
A fotografia pode revelar novas formas de compreender a naturea e ser um ponto de partida para enxergar nossa realidade com outras lentes. Nesta oficina, a partir do diálogo entre ciência e arte, convidamos os professores em formação e em atuação a refletir sobre as mudanças ambientais, pensar e experimentar a fotografia enquanto estratégia para o ensino de ciências e para a construção de um olhar mais crítico e sensível sobre a natureza e a realidade que nos cerca. A ação é promovida pelo Clube de Ciências POPClube.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Quarta-feira, 15h às 17h.
Público-alvo: Professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas de qualquer área do conhecimento.
Inscrições: Pelo site https://www.even3.com.br/pop-clube-2025-629180/ ou na hora da atividade, até o limite de 30 vagas.
Palestra com a professora Magnólia Araújo, coordenadora do programa Parque das Ciências.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Quinta-feira, 11h às 12h.
Público-alvo: Estudantes, pesquisadores e público em geral, a partir de 12 anos.
Inscrições: Por ordem de chegada.
A dança consegue permear diversos espaços e momentos das vivências humanas. Mas será que ela também pode se fazer presente em um diálogo com as ciências? Nesta oficina, a partir do diálogo entre culturas, convidamos os professores em formação e em atuação a perceber suas práticas por meio de seus corpos, pensando o ensino de ciências dentro de uma perspectiva orgânica e sensível. A ação é promovida pelo Clube de Ciências POPClube.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Data/Horário: Quinta-feira, 15h às 17h.
Público-alvo: Professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas de qualquer área do conhecimento.
Inscrições: Pelo site https://www.even3.com.br/pop-clube-2025-629180/ ou na hora da atividade, até o limite de 20 vagas.
A Oficina "Alimentação Saudável" pretende apresentar práticos e informações concernentes ao tema, possibilitando a reflexão e aplicação de medidas práticas com vistas em promover o uso cotidiano da alimentação saudável, contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida e saúde coletiva.
Local: Espaço de Agricultura Urbana, no Parque do Museu
Data/Horário: Sexta-feira, das 8h30 às 11h30.
Público-alvo: Visitantes externos do museu e comunidade acadêmica da UFRN.
Inscrições: No local, apenas 10 vagas.
Esta visita propõe uma atividade interativa e reflexiva pelas exposições do museu. A atividade tem como objetivo principal conectar o público com a história da vida na Terra e as grandes mudanças que moldaram o nosso planeta, estabelecendo um paralelo entre as extinções do passado e os desafios climáticos que enfrentamos hoje.
Local: Pavilhão Expositivo do MCC/UFRN.
Data/Horário: Sessões às 10h e 15h, com uma hora de duração
Público-alvo: Jovens e adultos.
Inscrições: No local, por ordem de chegada
.
Descubra mais