A primavera tá chegando com uma programação incrível no Museu Câmara Cascudo (MCC). É a Primavera dos Museus, um movimento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que busca chamar a atenção para essas instituições tão importantes para a preservação da história, da cultura e dos conhecimentos. O tema deste ano é “Museus: acessibilidade e inclusão” e propõe reflexões sobre acesso aos ambientes, às exposições, aos serviços e equipamentos para que todos possam usufruir das experiências com autonomia, além de entender a pluralidade da nossa sociedade e garantir que suas diferenças não sejam barreiras para essas pessoas.
Aqui no MCC, a programação segue da terça (24) ao sábado (28), e conta com atividades para todos públicos, incluindo as crianças. São oficinas, exposições, apresentações culturais e palestras, além das já tradicionais visitas às nossas exposições. A programação marca ainda a inauguração de uma sala imersiva, com uma viagem interativa que vai até o futuro e termina em um encontro com dinossauros.
As atividades são abertas e a participação livre, mas é preciso chegar com antecedência. Os interessados em receber certificados precisam se inscrever no endereço https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91829746.
Confira a programação completa e aproveite para visitar nosso perfil no instagram e convidar seus amigos e familiares a participar também.
Orquidário
O Orquidário do MCC estará aberto à visitação durante toda a Primavera dos Museus, com dezenas de espécies de orquídeas, de variadas formas e cores, como a Cattleya granulosa, planta nativa do Rio Grande do Norte e símbolo do estado.
Local: Orquidário, no Parque do Museu
Dias: Terça-feira a sábado
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h às 16h
Visitação livre.
Plante o Museu
O cultivo de plantas em ambientes urbanos é um grande aliado da saúde física e mental das pessoas. Como incentivo à adoção desta prática, serão disponibilizadas ao público doações de plantas nativas, medicinais e alimentícias. Coordenação: Prof. Diógenes Costa.
Local: Parque do Museu
Dias: Terça-feira a sábado
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h às 16h
Semeando a inclusão
O girassol tornou-se a planta-símbolo das deficiências ocultas. Buscando aliar a conscientização sobre acessibilidade e inclusão com o bem estar ambiental, serão disponibilizadas ao público sementes de girassol, acompanhadas por um marca-página temático, com as instruções para o plantio.
Local: Parque do Museu
Dias: Terça-feira a sábado
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h às 16h
Mediação Acessível
Mediações em grupo às exposições do museu, com tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Local: Pavilhão Expositivo
Dias: Quarta-feira a sábado
Horário: De quarta a sexta-feira, sessões às 15h; no sábado, sessão às 9h.
Aberto a todos os públicos, com prioridade para pessoas com deficiência auditiva.
Inscrições na recepção do museu, no dia da visita.
Arqueologia no Parque
No sítio-escola “ConvivArq: viva a Arqueologia, no Parque do Museu Câmara Cascudo”, inaugurado na Primavera, os visitantes podem vivenciar a Arqueologia e conhecer um pouco da atuação dos arqueólogos e arqueólogas a partir de um diálogo mediado, em um ambiente que simula diferentes tipos de sítios arqueológicos.
Local: Sítio-escola de Arqueologia, no Parque do Museu
Dias: Quarta-feira a sábado
Horário:
Quarta-feira: 10h, 13h30, 14h30 e 15h30
Quinta-feira: 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Sexta-feira: 9h, 13h30, 14h30 e 15h30
Sábado: 10h
Inscrições na recepção do Pavilhão Expositivo, no dia das atividades, 10 vagas por sessão.
Na Trilha do Parque
Na parte de trás do Museu Câmara Cascudo está um tesouro que encanta visitantes de todas as idades: um grande espaço arborizado de quase 7.000 m², com diversas espécies vegetais e simpáticos frequentadores, como saguis e aves. Na atividade, o visitante fará uma visita a este verdadeiro oásis verde, em pleno coração do dinâmico bairro do Tirol, com uma mediação sobre o meio ambiente. Coordenação: Prof. Diógenes Costa.
Local: Parque do Museu
Dias: Quarta-feira a sábado.
Horário: Sessões às 8h30, 9h30, 10h30, 14h, 15h e 16h
Atividade para todas as idades.
Inscrições no local, com a equipe do Setor de Estudos Ambientais.
Oficina de Horta Urbana
As crianças terão contato com as variedades de plantas e seus usos, bem como poderão praticar plantio de mudas e sementes. Além disso, receberão doação de mudas de hortaliças.
Local: Espaço de Agricultura Urbana, no Parque do Museu.
Sessões: Das 8h30 às 9h30, e das 15 às 16h.
Atividade para crianças com TEA e público em geral.
Inscrições no local, por ordem de chegada, limitada a 10 vagas.
Madeira moldável: produção de modelos didáticos científicos
Conheça o passo a passo para produção de uma madeira moldável – um eco-compósito de isopor e serragem – que pode ser utilizada na confecção de modelos didáticos científicos. Na oficina, com Isadora Rocha de Medeiros Liberalino, será produzido um modelo tridimensional de uma célula animal com seus componentes.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu.
Horário: 14h às 17h
Inscrições no local, com vagas limitadas.
Retrospectivas do Futuro: Um Encontro com Dinossauros
Em parceria com o Instituto Metrópole Digital, o MCC oferece ao público uma fascinante experiência imersiva de encontro com dinossauros. Uma experiência de realidade mista promete encantar visitantes de todas as idades através de projeções digitais e holografias. A narrativa é iniciada pelo próprio público, que aciona um botão e é então conduzido por um guia virtual para um futuro fictício e, depois, de volta ao passado para conhecer os majestosos dinossauros.
Local: Pavilhão Expositivo.
Visitação: Sexta-feira e sábado, a cada 15 minutos, nos horários de visitação do Pavilhão Expositivo.
Apresentação musical - Duo SEMBRAIN
Com Sidney Trindade no piano, e o vocal de Francisco Dalvino, o Chiquinho, o duo inaugura, com o melhor da MPB, a participação na Primavera dos Museus do SEMBRAIN – Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão, da Escola de Música da UFRN. Chiquinho é músico profissional e aluno do Curso Técnico em Canto Popular da EMUFRN, onde atua em diversos grupos musicais. Sidney é servidor da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) e consultor geral de Acessibilidade da UFRN, atuando ainda junto ao SEMBRAIN e ao Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede.
Local: Pavilhão Expositivo
Horário: 19h
Que bicho é esse?
Para quem tem curiosidade de saber mais sobre os animais e a evolução das espécies, o projeto "Espaço da Ciência" traz ao MCC diversos animais taxidermizados ou conservados em álcool 70, representativos da fauna terrestre e marinha do Rio Grande do Norte. Coordenada pelo professor e biólogo Paulo Gerson de Lima, a ação também conta com uma serpente viva, que pode até ser manuseada pelo público, com a devida supervisão da equipe. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do RN e o curso Ciências Biológicas da UnP. Coordenação da ação no museu: Prof. Diógenes Costa.
Local: Parque do Museu
Dias: quinta e sexta-feira
Horário: 9h às 11h30
Visitação livre
Ecossistemas do Rio Grande do Norte
Palestra sobre as características e as dinâmicas dos ecossistemas do Rio Grande do Norte, com o professor Dr. Diógenes Félix Costa.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu.
Horário: 10h às 12h
Atividade para estudantes de graduação e interessados nas áreas de Biologia, Geologia, Geografia e áreas afins.
Inscrições no local, 50 vagas.
Oficina - Práticas Laboratoriais em Sedimentologia
A oficina Práticas Laboratoriais em Sedimentologia tem como objetivo fornecer os princípios fundamentais para a análise e determinação da granulometria em amostras de sedimentos. Atividade com o professor Diógenes Costa.
Local: Laboratório de Sedimentologia
Dias: Quinta e sexta-feira
Horário: 14h às 17h.
Atividade para estudantes de graduação de Biologia, Geologia, Geografia e áreas afins, e pessoas interessadas no tema.
Inscrições no local, vagas limitadas.
Flicts nas cores do Parque
Flicts é uma cor de tom terroso, que não consegue encontrar seu lugar no arco-íris. A oficina aborda questões relacionadas à auto aceitação, respeito às diferenças e valorização do outro por meio da arte. A atividade começa com uma contação de história e é finalizada com uma oficina de pintura com tintas naturais.
Local: Biblioteca e Parque do Museu
Horário: Sessões às 9h30 e 14h30.
Atividades para crianças de 07 a 12 anos.
Inscrições aqui no site: https://forms.gle/KAMRUxbHCeXtVnRq7
Música e Libras: um canto de inclusão
Nesta oficina com Suelmo Felipe da Costa, intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), vamos explorar como a música sinalizante em Libras pode enriquecer ainda mais essa forma de comunicação ao envolver a expressão musical através dos movimentos e expressões corporais, em harmonia com a música que está sendo interpretada. A música sinalizante utiliza variações de velocidade, intensidade e movimentos rítmicos, tendo um caráter performático que permite que a mensagem musical seja transmitida, além da melodia, pela expressão corporal.
Local: Sala de Biologia, no Parque do Museu
Horário: 9 às 11h
Vagas limitadas.
[AÇÃO ADIADA] Oficina de Braille
A oficina vai apresentar os conceitos e elementos iniciais da alfabetização em Braille. Com Gessé José de Araújo, professor de Música da rede pública e monitor de Braille da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN.
Local: Sala de Biologia (sala multiuso) no Parque do Museu
Horário: 15h às 17h
Exposição “Minhas inspirações”
A exposição “Minhas Inspirações” explora temas como natureza, monumentos culturais e caricaturas, utilizando diversas técnicas artísticas. O artista usa uma técnica que batizou como Realismo 3D, marca que identifica suas obras no aspecto tridimensional com base na realidade. As obras, de autoria do jovem Dante Gabriel, expressam preocupações com a degradação ambiental, a preservação do patrimônio histórico e cultural, além de adicionar um toque de irreverência ao seu estilo.
Local: Espaço de Convivência do Parque do Museu
Horário: 9h às 16h30
Atividade para todas as idades
Cultivo de Orquídeas em Tronquinhos
Venha aprender a cultivar orquídeas em tronquinhos com Fabíola Esparo Pons. Integrante da Associação Orquidófila do RN (SORN), Fabíola tem 14 anos de experiência no cultivo de orquídeas. Ao final da oficina, haverá o sorteio de uma orquídea para os participantes!
Horário: 10h às 12h.
Local: Sala de Biologia (Parque do Museu).
Inscrições no local limitadas a 30 vagas.
Coral ViVendo o Canto e Grupo Esperança Viva
O Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (SEMBRAIN) da Escola de Música da UFRN traz ao Parque do Museu o coral ViVendo o Canto e o grupo de flautas Esperança Viva.
O grupo de flautas Esperança Viva surgiu a partir de um Projeto de Extensão da EMUFRN, o “Curso de Flauta Doce para Pessoas com Deficiência Visual”, em 2011. Desde então, é reeditado anualmente. O grupo vocal Vivendo o Canto, por sua vez, foi criado em 2016 como uma alternativa para o ensino de técnica vocal aos alunos do Projeto de Extensão Esperança Viva, que atua na área da educação inclusiva da Escola de Música.
Local: Parque do Museu
Horário: 11h
Fotografia botânica com celular
A oficina botânica será um momento prático para conhecer técnicas, truques e formas diferentes de fotografar a flora. Neste momento serão explorados os elementos visuais nas fotografias dos participantes. Será uma tarde de exercícios e descobertas.
Horário: 15h às 17h30
Local: Sala de Aula, no Pavilhão Administrativo.
Atividade para pessoas a partir de 16 anos que possuam celular com câmera.
Inscrições mo local limitadas a 20 vagas.
Oficinas de teatro inclusivo
Oficina de exercícios cênicos e sensorialidade, com a equipe do projeto de Extensão “Teatro e Não Vidência”, coordenado pelo professor Jefferson Fernandes, voltado a pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Local: Oficinas simultâneas no Parque do Museu e no Pátio do Jambeiro.
Horário: 14h
Atividade para pessoas de todas as idades.
Inscrições no local.
Espetáculo teatral “Saudade”
A audiocena do projeto de Extensão da UFRN “Teatro e não vidência” traz um pouco da vida de Ótavio e as saudades que perpassam o cotidiano não só dele, mas de todos aqueles que não podem sentir o cheiro do café sem lembrar do gosto de casa. Ficha técnica: Atuação: Tiago Silva, Renata Alexandra, Rosivane Gomes, Marcos Vinicius, Ivanna Cristina; Musica e Produção: João Paulo Amorim, Adriele Silva, Will Santos, Gisleny Galdino; Direção Geral: Kely Juliana; Dramaturgia: Rhavilla Santiago, Rai Costa, Kely Araújo, Malu Maia; Coordenação Geral: Jefferson Fernandes.
Local: Parque do Museu
Sessões às 16h e 17h.
Vagas limitadas.
Produção Cultural: Étore Medeiros (coordenador-geral), Anun Preta D'Fátima.
Comunicação: Iano Flávio Maia, Renata Lídia, Gabrielle de França, Victor Machado.
Setor de Ação Educativa e Cultural: Cristiana Moreira, Ana Clara Fonseca de Paiva, Bianca Araújo dos Santos, Cleverson Aguiar, Djair Jesus de Araújo, Gabriel Amorim Dias de Oliveira, Iago Felipe de Souza, João Paulo Lopes Silva, João Victor Dionísio da Silva, Júlio César Oliveira de Souza, Maria Emanuelly Gomes de Melo, Maria Emilly Santos do Vale, Matheus Pinheiro dos Santos da Rocha, Priscila Juliane de Oliveira Teodósio.
Setor de Arqueologia: Prof. Abrahão Sanderson.
Setor de Documentação de Memória: Cirlene Oliveira.
Setor de Estudos Ambientais: Prof. Diógenes Félix Costa, Profª Ana Cláudia Ventura, Izabel Jaguaiara, Phiética Rodrigues, Sebastiana Silaneide da Silva.
Setor de Museologia: Gildo dos Santos Júnior, Karícia Juliana Martins.
Parque das Ciências: Profª Magnólia Araújo, Aline Gadelha, Pedro Lucas Soares Costa, Yasmim Janine da Silva Torres, José Ronyele da Silva Lima, Iolanda Kathley Bezerra Basilio, Gabriele Sales Rodrigues, Flora Iaçonara Bezerra Olímpio.
Secretaria Administrativa: Gustavo Prudencio Veiga, Jeniffer Lopes Batista, Maria do Socorro de Albuquerque, Ricardo Fernandes.
Equipe de apoio: Ana Cleide Lira da Silva, Heloiza Carla Oliveira de Lima, Marcos Soares de Lima, Jonas Gadelha Teixeira.
Descubra mais