Em sua 14ª edição, a PRIMAVERA DOS MUSEUS, grande evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realizado por instituições de todo o país, traz o tema “Mundo digital: museus em transformação”. O objetivo, evidentemente, é estimular a discussão e a prática de atividades virtuais, acessíveis pela Internet, enquanto a maioria dos museus continua de portas fechadas.
Abraçando a proposta e aderindo a um movimento que é mundial, o Museu Câmara Cascudo e o Museu do Seridó, unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se juntaram para realizar uma só programação, completamente remota. São exposições, palestra, cursos e bate-papos transmitidos pelos canais virtuais dos dois museus ou realizados em uma plataforma de videoconferência.
A transformação atual dos museus da UFRN vai, no entanto, bem além da adoção do formato digital.
Desde a década passada, o Museu Câmara Cascudo vem reformando suas instalações, atualizando sua infraestrutura, recebendo novos profissionais, criando novos instrumentos de gestão e atualizando sua programação, de maneira a confirmar sua vocação como importante espaço de ensino e pesquisa, mas também para afirmar-se, cada vez mais, como um espaço aberto à sociedade, onde diferentes públicos têm acesso a ciência, cultura e arte. Assim, no momento em que completa 60 anos, o MCC se impõe como o museu de referência no RN.
O Museu do Seridó, por sua vez, após um longo período de inatividade, começou a se reestruturar internamente e a realizar diferentes atividades abertas ao público, animando novamente o belo casarão em que está instalado, construído no século XIX para sediar o Antigo Senado da Câmara e a Cadeia Pública da Vila do Príncipe, hoje Caicó. Com um precioso acervo e diversos projetos em andamento, o MDS assume novamente seu papel como importante centro de preservação, estudo e divulgação da cultura seridoense.
São esses dois museus da UFRN, em transformação, que se juntam hoje para celebrar a primavera e reforçar a mensagem de renovação instríseca a esta estação e tão necessária nos tempos em que vivemos. Boa Primavera dos Museus para todos nós!
Everardo Ramos - Diretor do Museu Câmara Cascudo da UFRN
Vanessa Spinosa - Diretora do Museu do Seridó da UFRN
Produção e realização: Museu Câmara Cascudo e Museu do Seridó.
Produção Cultural: Étore Medeiro, Erick Farias, Nathália Gomes, Thays Bianos, Dayane Silva, Vitória Ventura.
Produção gráfica: Ana Paula Resende e Vinícius Bezerra.
Descubra mais