Temas
Romance
Um dos temas de maior sucesso da literatura de cordel, cujo modelo principal de ilustração são as fotografias de casais apaixonados, utilizadas nos folhetos desde a primeira metade do século XX.
Mulheres
Um dos temas preferidos de José Costa Leite, autor de incontáveis versos e imagens que exaltam as qualidades da mulher, muitas vezes com uma forte conotação erótica.
Cenários nordestinos
Elemento recorrente nas histórias de cordel e na xilogravura popular, com destaque para as paisagens ensolaradas e áridas do sertão, onde reina o mandacaru.
Bichos
Outro tema recorrente da literatura e da gravura popular, apresentando uma fauna real ou imaginária, muitas vezes relacionada à natureza do Nordeste.
Trabalhadores
As origens camponesas de José Costa Leite, que foi agricultor por muito tempo, se revelam em cenas e personagens característicos da vida rural, onde se destaca a figura do vaqueiro.
Folclore
Crenças, lendas e costumes sempre foram fontes naturais da expressão popular, revelando a força da tradição mesmo no âmbito da sociedade industrial contemporânea.
Desafios
Combates poéticos entre violeiros e emboladores de côco, tão comuns no Nordeste, se tornaram tema de destaque da literatura de cordel e da xilogravura popular, sempre apresentando a dupla de músicos.
Brigas
Muito comum nas capas dos folhetos de bravura, as cenas de confronto armado também podem adquirir uma dimensão cômica, como nas histórias de briga com o diabo.
Ícones nordestinos
De Lampião e Maria Bonita a Luiz Gonzaga, passando por Padre Cícero e Frei Damião, os personagens míticos do Nordeste sempre tiveram destaque na literatura e na gravura popular.
Litoral
Apesar da predominância do sertão, o litoral nordestino, com suas praias, coqueiros, jangadas e banhistas, também tem seu espaço na gravura de JCL, com uma forte conotação decorativa.
Diversos
Ao longo da vida, José Costa Leite pôde gravar diferentes temas, se inspirando de fontes diversas – literárias, visuais ou pessoais – como a flora nordestina ou sua viagem à França.