Uma semana inteira dedicada à reflexão sobre “O futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação”. Esse é o tema da 23ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que mobiliza instituições culturais de todo o país para celebrar o dia internacional dos Museus, no dia 18 de maio. A temática desafia essas instituições a refletir sobre a articulação de três áreas: patrimônio imaterial, juventude e novas tecnologias, destacando o papel dessas instituições na produção de memória coletiva e de conexões comunitárias.
Aqui no Museu Câmara Cascudo (MCC) diversas atividades dialogam com o tema deste ano e trazem ainda conexões com nosso acervo e nossos espaços. A programação é gratuita e vai agradar a todas as idades.
Confira a programação completa:
De terça a sábado
Minha Comunidade Vai ao Museu
O projeto de democratização do acesso ao MCC terá sua edição 2025 lançada durante a 23ª Semana de Museus. Com público-alvo formado por pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade socioeconômica, pessoas com deficiência, de comunidades periféricas e escolas públicas com baixo IDEB, desde 2022 a ação já atendeu a cerca de 1.500 pessoas de mais de 20 municípios do Rio Grande do Norte.
Exposição Luz e energia, vida e sustentabilidade!
O Parque das Ciências do Museu Câmara Cascudo/UFRN lança uma nova sala expositiva, renovada, com foco na discussão de conceitos relativos à energia como fonte de vida na Terra no contexto de um planeta mais sustentável. O espaço, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), promove experimentos e atividades educativas sobre o tema, em uma perspectiva interativa e lúdica.
Público-alvo: Todas as idades
Dias: Terça a sábado
Horários: 09h às 16h
Agendamento: não é necessário durante a Semana de Museus
Jardim sensorial do Parque das Ciências: Vida de insetos e segredos das plantas
O jardim sensorial do Parque das ciências do Museu Câmara Cascudo/UFRN apresenta uma discussão surpreendente sobre os insetos de jardim, utilizando modelos com acessibilidade para pessoas cegas. São diversas atividades práticas sobre plantas e oficinas sobre os insetos, destacando o importante papel desses seres vivos no equilíbrio do planeta.
Público-alvo: Todas as idades
Dias: Terça a sábado
Horários: 09h às 16h
Agendamento: não é necessário durante a Semana de Museus
Terça-feira, 13 de maio
Plantando o futuro: oficina de agricultura para jovens
Alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Agricultura Urbana é uma importante ferramenta educativa para implementar mudanças culturais sólidas e de longo prazo junto às novas gerações. Nesta ação, os participantes podem conhecer técnicas de plantio de alimentos de forma segura para o consumo e com baixo impacto ambiental. Os participantes podem aprender sobre diferentes técnicas de cultivo, controle biológico, irrigação econômica, compostagem e adubação, nutrição e uso medicinal. Não é necessária experiência prévia.
Público-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 17 anos
Horário: 9h às 11h
Local: Horta do MCC
Roda de Capoeira
Conduzida pelo mestre Rogério, da escola Ylê Ayê, da Praia do Meio, o MCC promoverá uma roda de capoeira. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan desde 2008, a capoeira é também reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural mundial desde 2014.
Horário: 19h
Local: Pátio do Jambeiro
Quarta-feira, 14 de maio
Tesouros Ocultos: o que os museus guardam e poucos veem
O acervo do MCC conta com mais de 200 mil peças distribuídas em três coleções: Arqueologia, Paleontologia e Estudos Culturais. No entanto, bem menos que 1% desse acervo está à mostra no Pavilhão Expositivo. Essa não é uma exclusividade do MCC: as exposições são só uma parte do que é um museu, e a maior parte dos acervos de museus pelo mundo não fica em exibição ao público, mas sim nas chamadas “reservas técnicas”. Nessa mediação especial, vamos explorar alguns tesouros da reserva técnica de Estudos Culturais do MCC, selecionados especialmente para essa ocasião, destacando o papel central das reservas técnicas na salvaguarda e na democratização do patrimônio. Além de constituírem patrimônio material, essas peças representam diversas manifestações culturais, sendo, portanto, índices do nosso patrimônio imaterial. Assim, a ação divulga a função e importância das reservas técnicas e promove o patrimônio cultural potiguar, fortalecendo a memória coletiva, valorizando saberes e fazeres tradicionais e incentivando um diálogo intercultural em prol da construção de futuros mais inclusivos e plurais.
Sessões: Quarta e sexta-feira, 9h30 e 14h
Inscrições: no Pavilhão Expositivo, meia hora antes do início de cada sessão
Público-alvo: Adolescentes e adultos
Sexta-feira, 16 de maio
Editatona Patrimônio Imaterial Potiguar
Para difundir e democratizar informações sobre a cultura do Rio Grande do norte, a maratona de edição vai criar ou aperfeiçoar verbetes na Wikipédia sobre o patrimônio cultural imaterial potiguar. Se você pesquisa ou já pesquisou sobre patrimônios culturais imateriais do RN, como o forró, o teatro de bonecos popular, a capoeira, entre outros, venha fazer parte desta ação de democratização do conhecimento!
Data: Sexta-feira, 16 de maio
Horário: 14h às 17h
Vagas: 20
Local: Laboratório de Redação B - Decom/UFRN
Batalha da Gruta
Em 2023, ativistas e artistas ligados ao movimento Hip-Hop entregaram ao IPHAN um dossiê com mais de 2 mil páginas mapeando MCs, batalhas de rimas, grafiteiros e dançarinos de break em todos os estados do Brasil. A ação veio junto com um pedido: o reconhecimento do Hip Hop como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em apoio a essa demanda, o MCC convida a Batalha da Gruta para uma edição especial no Parque do Museu, com apresentações de slam, batalhas de break e batalhas de MCs.
Data: Sexta-feira, 16 de maio
Horário: 18h às 21h30
Local: Parque do Museu Câmara Cascudo
Sábado, 17 de maio
Peixes do semiárido - nadando no seco!
Experiência imersiva que tem o objetivo de divulgar a biodiversidade de peixes de ambientes aquáticos do semiárido nordestino com o intuito geral de sensibilizar o público sobre a necessidade de sua conservação.
Público-alvo: Todas as idades
Dias: Sábado, 17 de maio
Horários: 09h às 16h
Agendamento: não é necessário
Local: Pavilhão Expositivo
Clube de Ciências POPClube
Um Clube de Ciências feito para quem ensina ou vai ensinar Ciências, este é o POPClube. O clube é uma iniciativa do LabPOP – Laboratório de Popularização das Ciências (Centro de Educação/UFRN), em parceria com o Museu Câmara Cascudo (MCC) e o GECTS – Grupo de Estudos em Ensino de Ciências e Tecnologia em Contextos Sociais. Na Semana de Museus, o MCC receberá um encontro especial com o tema “Dançando as Ciências”.
Data: Sábado, 17 de maio
Horário: 9h30 às 12h
Público-alvo: Professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas em Química, Física, Ciências Biológicas e Pedagogia da UFRN
Vagas: 20
Inscrições: https://forms.gle/WUmZJGbphhLmPfia7
Grupo Parafolclórico da UFRN apresenta: Maracatu
O Maracatu Nação é uma manifestação da cultura afro-brasileira, em forma de cortejo real, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2014. A Corte Real prepara-se para desfilar no carnaval. Os orixás pedem passagem ( Xangô,
Oxum, Obá, Iansã). Com inspiração no Maracatu Nação Pernambuco, a coreografia “Maracatu” do Grupo Parafolclorico da UFRN traz o bailado de seus personagens principais: Rei e Rainha, Dama do Paço, Baianas, Caboclos de Pena e de Lança. Coreógrafa: Petrucia Nóbrega. Figurinos e Adereços: Carlos Sérgio Borges. Músicas: Maracatu Nação Pernambuco e A cabra Alada. Grupo Parafolclórico da UFRN - Direção Geral: Rita Luzia de Souza Santos; Direção Administrativa: Rosie Marie Nascimento de Medeiros; Direção Artística: Petrucia Nóbrega; Direção Técnica: Fátima Sena, Lucia Nobrega, Isabel Batista.
Data: Sábado, 17 de maio
Horário: 15h30
Local: Pavilhão Expositivo do MCC
Produção: Étore Medeiros e Anum Preta de Fátima
Comunicação: Iano Flávio Maia, Henrique Neiva, Victor Machado
Design: Renata Rocha
Descubra mais