Em 1962, o Instituto de Antropologia (IA) criou uma biblioteca para dar suporte às atividades desenvolvidas no primeiro centro de pesquisas da UFRN. Com a extinção do IA, em 1973, o acervo da biblioteca foi transformado no acervo bibliográfico do Museu Câmara Cascudo (MCC), que continuou a crescer com doações de obras relacionadas às Ciências Humanas e às Ciência Naturais.
Em 1998, por sugestão dos professores do MCC, o acervo bibliográfico recebeu o nome de Veríssimo de Melo, um dos fundadores e antigo Diretor da instituição, que havia falecido dois anos antes. Em 2007, a família de Veríssimo de Melo retribuiu a homenagem com a doação de 2.180 livros do acervo particular do intelectual – importante folclorista potiguar, discípulo de Luís da Câmara Cascudo – para o acervo do MCC.
Em maio de 2019, com a chegada de uma bibliotecária na equipe do museu, foi possível iniciar a organização da unidade de informação e o tratamento técnico do material informacional, bem como o processo de formalização da biblioteca.
Desde 2020, a Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo integra o Sistema de Bibliotecas da UFRN, em conformidade com a deliberação do Conselho Universitário (Resolução nº 016/2020-CONSUNI, de 18/12/2020).
Descubra mais